PLANEJAMENTO
Há muitas coisas boas na vida, para nós uma das melhores é o planejamento de uma viajem. Nos envolvemos bastante, ao ponto de nossa viagem começar muito antes de iniciarmos, pois quando sonhamos, desejamos, aí já começamos a planejar e viver a expectativa de uma nova viagem.
Antes de sair de casa e chegar ao destino, tem o inicio de tudo. O inicio para uma boa viagem está no planejamento, para que tudo saia como você deseja. Essa é a etapa mais importante para a realização de uma boa viagem e a concretização de um sonho.
* Onde ir... Esse passo parece ser simples, mas é um dos mais complexos, principalmente se você for para o exterior. O que você busca? O que espera encontrar? Por que você quer ir lá? Busque todas as informações possíveis antes de decidir viajar. Não vá apenas por uma foto, pois pode não representar toda sua expectativa. É terrível você estar em um local totalmente desanimado e desinteressado, pois não era aquilo que você pensava. Você se identifica com o que é ofertado? Essa deve ser uma de suas prioridades, para não correr o risco de ir em um lugar com muita história, mas o seu interesse é na agitação ou ir num lugar moderno, quando o que você deseja é ver arqueologia. Analise bem.
* Como ir... Esse passo é mais fácil decidir. Tudo dependerá do local que você escolher. Se para o exterior, normalmente será de avião. Se no Brasil, você deverá calcular entre carro, ônibus ou avião, dependerá de suas condições. Se optar por carro deve levar em consideração o valor da gasolina, possíveis pedágios, e a revisão do veículo para uma viagem segura. Se optar por avião, deverá considerá o valor da passagem, para quantas pessoas, se vai alugar carro no destino final, o combustível do carro, possíveis pedágios a depender da região que pretende visitar. No ônibus sua preocupação será apenas com a passagem e como irá se locomover no destino. Esse meio poderá até ser mais em conta, mas também será o mais trabalhoso e cansativo, entretanto, não é um empecilho para sua viagem.
* Quanto tempo ficar... Visitar é fácil, conhecer bem, um pouco mais difícil. O tempo é relativo ao seu desejo e também é claro, a sua disponibilidade e somado a tudo isso, a seus recursos financeiros... Para onde você vai, o que deseja ver e fazer, é determinante para se chegar ao tempo ideal para você curtir, conhecer, descansar e viver o momento. Na última viajem a Europa que fizemos, por exemplo, ficamos 52 dias, visitamos 10 países e 26 cidades. Na maioria das vezes, ficamos 3 dias nas capitais e 2 em uma cidade secundária. Confesso que achei pouco. Se fizer uma outra viagem nos mesmos moldes, ficaria 4 dias nas capitais e 3 para as cidades secundárias. Chegamos a conclusão que é o tempo necessário para visitar bem, curtir e viver o momento. Se você deseja viajar para o exterior, normalmente não fazemos viagens assim todos os dias, planeje bem para você poder curtir o local e não apenas dizer que foi. Viagem assim não é tão cara que você não possa fazê-la, nem tão barata para você desperdiçá-la.
* Melhor época para ir... Essa é uma pergunta singular de todos que desejam viajar para fora do Brasil e é uma pergunta muito difícil de responder. Afinal não há melhor época, há sim, o que você deseja. Quer praia? Então vá no verão. Quer Neve, esquiar? Então vá no inverno. Quer clima ameno entre o frio e o quente e quer ver flores? Então vá na primavera. Quer meia estação? Então vá no outono. Simples assim. Geralmente no verão é alta temporada, com muito fluxo de pessoas. Neste período você vai gastar mais. Mas se for o que você busca, assim seja. O inverno europeu é rigoroso, normalmente nossas roupas não aquecem por la, vai ter que comprar roupas apropriadas para a estação. É melhor ir prevenido. La o frio é de verdade. É uma boa se você busca a neve e o frio. Também é uma época boa para as compras, os preços são mais baixos. Nós optamos por ir na primavera, para apreciarmos os belos jardins europeus, sem calor e sem frio e os preços são normais.
* Hospedagem... Essa etapa é muito importante em relação a gastos totais. Qual é o seu estilo de hospedagem? Hotéis de quantas estrelas? Hostel? Albergues? Airbnb? Tem pra todos os gostos e bolso. Nenhum é empecilho para você desistir de viajar. Basta procurar o que melhor se enquadra a suas condições. Uma dica é ficar o mais centralizado de tudo o que você deseja ver, assim, mesmo que você gaste um pouco mais em hotel, você economizará em transporte e no seu tempo.
* Como locomover no local escolhido... Essa é uma etapa muito importante do planejamento. Em todos os locais há vários meios de transportes para locomoção entre um ponto e outro. Dependendo de sua escolha, você poderá gastar mais ou menos dinheiro. Assim pesquise sobre o transporte público da cidade. Na Europa, por exemplo, andar de trem, metro ou ônibus, é a melhor maneira e a mais barata e funciona maravilhosamente bem. Recomendo. Pegue um uber ou mesmo um táxi, apenas em casos especiais. Na Europa a uber não aceita dinheiro como pagamento. Você terá que ter um cartão de crédito ou débito internacional. Não esqueça de habilitar seu cartão de crédito ou débito em seu banco para uso internacional, antes de sair do Brasil.
* Gastronomia... Aqui você vai saborear a culinária local, (que não é o meu caso, mas é o da minha esposa) e provar as delícias que o mundo internacional oferece. Pesquise sobre os restaurantes, pizzarias, lanchonetes, na região que você estará visitando. Isso é importante e te ajudará a escolher melhor seu cardápio.
* Pontos Turísticos... Pesquise sobre os principais pontos turísticos do local e veja aqueles que realmente você se identifica e deseja visitar. Vá sabendo o que deseja ver, isso vai otimizar seu tempo e evitar gastos desnecessários com transportes, sem contar, chegar a um local que não te chama a atenção. Se isso acontecer, você ficará frustado e se arrependerá de andar muito para nada.
* Moeda... Se no exterior, qual a moeda usada no país de destino, sua valorização ou desvalorização diante o Real. Faça cotação da melhor oferta em sua cidade. Você pode comprar o dinheiro ou fazer uma recarga em um cartão-pré-pago-internacional. Peça ja o seu. Por uma questão de segurança, nós fizemos os dois, para não corrermos risco de perder ou sermos assaltados.
* Idioma e como fazer para se comunicar... Se você fala o idioma do país ok, mas se não, qual meio será usado para se comunicar? Nós usamos o google tradutor, no celular mesmo, funcionou maravilhosamente bem em todos os países por onde passamos. Não precisa de nenhum equipamento extra de tradução. Será necessário, para melhor comunicação, apenas que seu celular tenha um bom volume de áudio. A comunicação hoje já não é mais empecilho para deixar de conhecer outras culturas.
* Telefonia Móvel... Se no exterior, compre um chip do país de destino ainda aqui no Brasil ou pode comprar no próprio país, é mais barato. É simples, fácil e sem burocracia. Evite comprar no aeroporto onde os chips costumam custar muito mais caro. Na Europa, se visitar os países que compõem o espaço schengen, um único chip vale para todos.
* Documentação... Se no exterior, certifique que esteja levando toda a documentação necessária para evitar perrengues. O Passaporte tem que ter validade mínima de seis meses. Verifique se o país exige visto para entrada em seu território. Se exigir, requeira com certa antecedência para evitar aborrecimentos. Verifique ainda se há exigência de cartão de vacina e qual vacina exigida. Na Europa os países que compõem o espaço schengen, não exigem visto de brasileiros. Na América do Sul, o brasileiro pode entrar apenas com a RG. Geralmente você poderá dirigir em qualquer país com sua carteira de habilitação. Não esqueça de verificar a validade da mesma. Observação: Fique atento em relação a Inglaterra que saiu da zona do Euro. Pode ser que o país volte a exigir visto dos brasileiros.
* Se há Restrições de bagagem... Antes de arrumar as malas, verifique as condições da reserva de sua passagem, o peso máximo permitido. GOL, LATAM, AZUL, TAP, SKYAIRLINE, IBÉRIA, AIR EUROPA, DELTA, outras... Se for para mais de um país, verifique em cada país o peso permitido em suas companhias aéreas. Acreditem, não são os mesmos do Brasil. Aqui você pode levar uma bagagem de mão de até 10kg. Há alguns países que só permitem 8kg. Alguns com bagagem despachadas de 30kg em outros apenas 23kg. Isso é um problemão que deve ser bem administrado ou sua viagem poderá ficar mais cara do que você deseja.
* Legislação... Isso mesmo, legislação. Dê uma papirada nos costumes das leis locais para você não ser pego de surpresa. O mundo não é o Brasil e o que é normal aqui, pode ser crime em outros lugares. Aí não adianta chorar, o jeitinho brasileiro não resolve.
* Informações úteis que é bom você saber.... Para viajar para o exterior é necessário comprar a passagem ida e volta, fazer reserva em hotel ou ter uma carta convite, caso queira ficar na casa de algum amigo ou familiar. Também é necessário fazer um seguro viagem e "comprovação" de recursos financeiros para se manter no país pelo período desejado. Como turismo, você poderá ficar no 90 dias no país escolhido.
* Informações extras Quantos euros por dia são necessários para visitar a Europa? É bom visitar o site oficial de cada país. Lembre-se você poderá ser convidado pela imigração a comprovar que possui condições de se manter. Normalmente os cálculos diários são feitos na base de € 70 euros por entrada e por pessoa, mais € 45 por dia e por pessoa, isso para transporte, hospedagem e alimentação. Entretanto, se você ja estiver reservado o hotel, certamente cairá um pouco.
* Lembrete... Esses valores não incluem passeios. Recomenda-se, se possível, comprar os mesmos antecipadamente ainda no Brasil. Com isso você evitará filas quilométricas para visitar o Louvre, em Paris, por exemplo, sem contar que, caso deixe pra comprar no pais de destino, os 45 euros por dia, podem não ser o suficiente.
* Não esqueça... Ah! Não esqueça de baixar alguns aplicativos que te serão úteis em qualquer lugar por onde for. Uber, google translater, google maps;
* É bom saber.... Ainda no Brasil eu comprei todas as passagens de trem para todos os países que visitamos na Europa pela ci-intercâmbio. Fácil, prático e funcional. Você poderá escolher qualquer outra empresa de sua confiança.
* E por último, quanto dinheiro é necessário para cobrir as despesas... Essa é uma parte das mais importantes ou a mais, entretanto, deixe ela para o final, pois se você começar a fazer os cálculos antes do projeto, pode ser que você desista antes de começar. Apenas planeja e deixa fluir, os rumos dirão até onde você poderá ir. Foi assim conosco. Se eu tivesse calculado o valor final da viagem a Europa, antes de começar a prepará-la, certamente teria desistido, pois diria que para nós aquile era impossível. Seria eu mesmo destruindo os meus sonhos. Quando na verdade tudo é possível, e pude comprovar isso quando voltamos.
O tamanho do seu planejamento, dependerá do tamanho da sua viagem. Para onde vai, por quanto tempo. Se no exterior, se no Brasil. Um bom planejamento fará com que você otimize melhor o tempo, faça muito mais coisas e melhores, e principalmente, gaste muito menos.
Independente para onde for, planejar significa evitar aborrecimentos e mesmo que surja algum contratempo, você estará vacinado contra o mau humor.
O mais importante na fase do planejamento é tirar o primeiro ponto de interrogação. Lembre-se, tudo é possível para aquele que crer. Assim a vida já tem desafios próprios, não precisamos colocar mais alguns. Nunca diga impossível. Pergunte-se apenas o que precisa ser feito para você alcançar o seu objetivo. Quebrado a barreira do desanimo, do medo, das incertezas, você estará a um passo de rodar o mundo.
Se você tem mais dinheiro, certamente irá mais longe (lugares) ou mais rápido que muitos, mas se seu dinheiro for regado, pode até demorar um pouco mais, mas você irá do mesmo jeito. Para isso há o planejamento, ele determinará a duração e o tamanho da sua viagem. O mais importante é nunca desistir e saber que o mundo dos outros, é também o seu mundo e conhecê-lo é um desafio seu.
Agora é só você começar a planejar a viagem dos seus sonhos.
Boa Viagem!

Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail